De acordo com Cunha (2015), em seu Manual de Estudos de Usuários da Informação, todas as pessoas precisam de informação [...] , mas cada ser humano é um universo é por este motivo as necessidades de informação são variadas. Neste manual o autor reealiza estudo comparativo entre vários teóricos que buscaram esclarecer os conceitos fundamentais, necessidade e demanda de informação, concepções estas essenciais para o desenvolvimento de nosso trabalho.
Na opinião de Line (1974, p.87, apud Cunha, 2015) necessidade é o que o indivíduo deve ter para desenvolver seu trabalho e suas pesquisas para o seu crescimento pessoal e lazer. Para Liene a necessidade é concebida como uma contribuição para uma necessidade série e não frívola. Entretanto, uma necessidade de lazer pode ser tão necessária quanto uma necessidade educacional, podendo elas estarem em conflito ou não. Tal conceito é inseparável dos valores da sociedade. Uma necessidade pode ou não ser identificada como desejo [...] para uma pesquisa poderia ser reconhecida como desejo, enquanto que uma necessidade de crescimento pessoal de lazer identificada poderia estar em conflito como um desejo expresso. Uma necessidade é uma demanda em potencial. Line ainda acrescenta que necessidade é algo necessário, alguma coisa que a pessoa não pode ficar sem.
Ainda de acordo com o pensamento de Line, demanda é o que o indivíduo pede; mais precisamente, um pedido para um item de informação que o indivíduo acredita desejar (quando satisfeita a demanda, pode provar ou não ser um desejo depois de tudo). O indivíduo pode demandar informações que não necessita e, certamente, pode ter necessidade e desejo por informação que ele não demanda. A demanda é parcialmente dependente da expectativa, que por sua vez, depende parcialmente da provisão de uma biblioteca ou serviço de informação para satisfazê-la. Uma demanda é um uso em potencial.

